quarta-feira, 4 de maio de 2011

Programação de Maio de 2011

Coordenação de todos os encontros: Antonino Condorelli (condor_76@hotmail.com) – Jornalista, educador, pesquisasdor e promotor cultural independente; Coordenador da organização-não-governamental Coletivo Quan An; Pesquisador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Coordenador do Curso de Especialização Estratégias de Comunicação em Mídias Sociais da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN); Idealizador dos Diálogos Criativos.


ENTRADA FRANCA


Quarta-feira 11/05 – 19:30 hs. - AUDITÓRIO DA LIVRARIA SICILIANO




Encontro: BULLYING NA ESCOLA: QUEBRANDO O SILÊNCIO

O encontro será um diálogo aberto sobre uma das formas mais disseminadas, dramáticas e geralmente silenciadas de violência nas escolas: o fenômeno conhecido como bullying, a violência moral reiterada sofrida por alunos e alunas por parte de alguns de seus colegas. Se trata de uma realidade vivenciada por milhares de pessoas no Brasil e no resto do mundo que, em alguns casos, pode ter conseqüências devastadoras na psique das vítimas, como emergiu com extrema brutalidade no massacre da escola Tássio da Silveira de Realengo, Rio de Janeiro, no passado dia 7 de abril. Pesquisadores e alunos de pós-graduação que estudam a temática aprofundarão e discutirão com o público a complexa teia de fatores psico-socioculturais envolvida no fenômeno do bullying, suas implicações e as possíveis formas de combatê-lo e prevení-lo.




Facilitadores
: Herculano Ricardo Campos (hercules@ufrnet.br) - Pesquisador do Núcleo de Estudos Sócio-Culturais da Infãncia e a Adolescência do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Observatório de Violências contra a Juventude; Pesquisadores de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estudam o fenômeno do bullying.



Quarta-feira 25/05 – 19:30 hs. - AUDITÓRIO DA LIVRARIA SICILIANO



O charango, um dos mais clássicos instrumentos
hispano-americanos, também tocado no Brasil.

Encontro: Encontro-show DO SERTÃO AOS ANDES: ENCONTROS E MISCIGENAÇÕES ENTRE MÚSICA BRASILEIRA E HISPANO-AMERICANA

O encontro traçará paralelos, fará dialogar e buscará pontos de convergência entre diversas expressões musicais brasileiras (como samba, choro, etc.) e as de outros países latino-americanos. O diálogo será entremeado por apresentações do grupo Espírito Uno, que realizará um show de música brasileira e hispano-americana alterado à conversa.


Facilitadores: Componentes da banda Espírito Uno, que miscigena música brasileira de raiz (samba, chorinho, etc.) com influências hispano-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário