Encontros filosófico-poético-artístico-ecológico-psicosociopolítico-lúdico-científico-estético-espirituais... Um espaço para dialogar de forma aberta e criativa e trocar idéias, impressões, intuições, experiências, para construir coletivamente novos olhares... Acima de tudo, um espaço para compartilhar bons momentos de livre pensar em Natal, Rio Grande do Norte, na esquina do Brasil.
sábado, 3 de outubro de 2009
Diálogos Criativos: encontros polifônicos para partilhar bons momentos praticando o livre pensar
Filosofia, literatura, artes plásticas e visuais, ciências humanas e naturais, ecologia, educação, comunicação, atualidade, política, música, espiritualidade: encontros para dialogar sobre as mais diversas temáticas de forma aberta e polifônica, miscigenando olhares e linguagens, para além de toda e qualquer fronteira entre áreas do conhecimento, entre ciência e filosofia, lógica e mito, prosa e poesia, pensamento e vida... Um espaço para trocar idéias e experiências, construir coletivamente novos conhecimentos e novas práticas - sociais, culturais, ambientais, terapêuticas, científicas, existenciais... - e, acima de tudo, partilhar bons momentos. Esta é a essência dos Diálogos Criativos, um projeto idealizado e coordenado por um Condor Errante - o jornalista, pesquisador, educador, viajante, blogueiro e promotor cultural independente Antonino Condorelli, italiano de nascimento e brasileiro/latino-americano de adoção e coração - com a cumplicidade de uma borboleta de asas multicoloridas companheira de altos vôos - a amiga nutricionista Rejane Guedes Pedroza - em Natal, Rio Grande do Norte, na esquina do Brasil. A partir de 2012, o projeto conta com a preciosa colaboração do designer Marcelo Macêdo e da advogada Vandréa Alves.
Os Diálogos Criativos são encontros participativos abertos a tod@s, com entrada franca, que acontecem duas vezes por mês às quartas-feiras noauditório da Livraria Saraiva (ex-Livraria Siciliano), na Avenida Bernardo Vieira, 3775, Piso L3, shoppingMidway Mall, e com regularidade variável em outros espaços da cidade de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte. A programação é divulgada com antecedência neste blog e no guia cultural Solto na Cidade. Os encontros contam, além do mais, com a cobertura permanente do jornal Tribuna do Norte, da TV Universitária e da FM Universitária, parceiros do projeto.
Todos os encontros, coordenados pelo promotor do projeto, contam com a participação de um(a) ou vários(as) facilitadores(as) convidados(as) que introduz(em) a temática do dia de maneira aberta, criativa e mestiça, hibridandodiferentes linguagens (exposição oral acompanhada por slides, música, dança, poesia, teatralizações, performances, contação de histórias e outras formas de expressão) e são totalmente interativos. Após uma breve apresentação do tema, todos os participantes são convidados a dialogar em plano de absoluta igualdade, trocando suas impressões, intuições, experiências, idéias e contribuindo juntos na construção de novos olhares sobre a realidade.
Com alegria celebro o NASCIMENTO deste projeto que foi gestado com tanto carinho. Somos tod@s BORBOLETAS nesse jardim de tantos relacionamentos. Somos fios da grande teia da vida. Agradeço especialmente ao grande CONDORnino. Sem seu espírito aventureiro e sua alma criativa este projeto não teria saido do plano da idéia.Luz e paz.
Com alegria celebro o NASCIMENTO deste projeto que foi gestado com tanto carinho. Somos tod@s BORBOLETAS nesse jardim de tantos relacionamentos. Somos fios da grande teia da vida.
ResponderExcluirAgradeço especialmente ao grande CONDORnino. Sem seu espírito aventureiro e sua alma criativa este projeto não teria saido do plano da idéia.Luz e paz.