sábado, 3 de outubro de 2009

Diálogos Criativos: encontros polifônicos para partilhar bons momentos praticando o livre pensar

Filosofia, literatura, artes plásticas e visuais, ciências humanas e naturais, ecologia, educação, comunicação, atualidade, política, música, espiritualidade: encontros para dialogar sobre as mais diversas temáticas de forma aberta e polifônica, miscigenando olhares e linguagens, para além de toda e qualquer fronteira entre áreas do conhecimento, entre ciência e filosofia, lógica e mito, prosa e poesia, pensamento e vida... Um espaço para trocar idéias e experiências, construir coletivamente novos conhecimentos e novas práticas - sociais, culturais, ambientais, terapêuticas, científicas, existenciais... - e, acima de tudo, partilhar bons momentos. Esta é a essência dos Diálogos Criativos, um projeto idealizado e coordenado por um Condor Errante - o jornalista, pesquisador, educador, viajante, blogueiro e promotor cultural independente Antonino Condorelli, italiano de nascimento e brasileiro/latino-americano de adoção e coração - com a cumplicidade de uma borboleta de asas multicoloridas companheira de altos vôos - a amiga nutricionista Rejane Guedes Pedroza - em Natal, Rio Grande do Norte, na esquina do Brasil. A partir de 2012, o projeto conta com a preciosa colaboração do designer Marcelo Macêdo e da advogada Vandréa Alves.


Os Diálogos Criativos são encontros participativos abertos a tod@s, com entrada franca, que acontecem duas vezes por mês às quartas-feiras no auditório da Livraria Saraiva (ex-Livraria Siciliano), na Avenida Bernardo Vieira, 3775, Piso L3, shopping Midway Mall, e com regularidade variável em outros espaços da cidade de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte. A programação é divulgada com antecedência neste blog e no guia cultural Solto na Cidade. Os encontros contam, além do mais, com a cobertura permanente do jornal Tribuna do Norte, da TV Universitária e da FM Universitária, parceiros do projeto.


Todos os encontros, coordenados pelo promotor do projeto, contam com a participação de um(a) ou vários(as) facilitadores(as) convidados(as) que introduz(em) a temática do dia de maneira aberta, criativa e mestiça, hibridando diferentes linguagens (exposição oral acompanhada por slides, música, dança, poesia, teatralizações, performances, contação de histórias e outras formas de expressão) e são totalmente interativos. Após uma breve apresentação do tema, todos os participantes são convidados a dialogar em plano de absoluta igualdade, trocando suas impressões, intuições, experiências, idéias e contribuindo juntos na construção de novos olhares sobre a realidade.


São parceiros dos Diálogos Criativos o Genot Cafés Especiais; a agência Brazig - Comunicação Integrada; o jornal Tribuna do Norte; a TV Universitária; a FM Universitária; o guia cultural Solto na Cidade; a organização-não-governamental Coletivo Quan An; o portal DHnet - Rede Direitos Humanos e Cultura (que possui o maior e mais completo acervo de informações sobre direitos humanos e cidadania em língua portuguesa) e a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN) e a Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN) do grupo Estácio. A iniciativa está aberta a novas parcerias com qualquer instituição, empresa ou entidade que deseje contribuir a alimentar e fortalecer em Natal esta nova maneira interativa, aberta, transdisciplinar, mestiça, polifônica de criar idéias, construir conhecimentos, descobrir novos ângulos de observação da vida e disseminar práticas sociais, culturais, ambientais, artísticas, científicas, existenciais.

Sejam todas e todos bemvindos nesta grande construção coletiva! Possamos todos tornar-nos seres humanos melhores partilhando bons momentos para o livre pensar.

Contatos:
dialogoscriativos@dhnet.org.br


Diálogos Criativos no Twitter: @dialogoscnatal
 
Diálogos Criativos no Facebook:
 
Clique aqui e acesse o perfil do projeto!


Fan Page: https://www.facebook.com/DialogosCriativos

Um comentário:

  1. Com alegria celebro o NASCIMENTO deste projeto que foi gestado com tanto carinho. Somos tod@s BORBOLETAS nesse jardim de tantos relacionamentos. Somos fios da grande teia da vida.
    Agradeço especialmente ao grande CONDORnino. Sem seu espírito aventureiro e sua alma criativa este projeto não teria saido do plano da idéia.Luz e paz.

    ResponderExcluir