domingo, 27 de maio de 2012

Twittaço #ChicoParaTod@s pela democratização da cultura em Natal – Segunda-feira, 28, das 21 às 23 horas


O preço absurdo cobrado para os shows de Chico Buarque dos próximos dias 28 e 29 de maio, que excluiu a grandíssima maioria dos cidadãos e cidadãs de Natal apaixonad@s pelo cantor da possibilidade de assistir sua apresentação na capital potiguar, é conseqüência da falta de espaços físicos para a cultura na cidade (que faz com que o Teatro Riachuelo, sendo o único lugar apto para um show desse porte, possa praticar as políticas que bem entender); da ausência de políticas culturais - seja de incentivo à cultura como de promoção do acesso a ela - por parte do município e do Estado; do desinteresse do poder público e dos poderes econômicos locais pela promoção cultural e do interesse das elites cidadãs em manter a cultura como um bem de acesso restrito.

Natal nunca foi uma cidade que preza pela cultura. Porém, antes que derrubassem o Machadão e o Machadinho a população local teve a oportunidade de assistir no segundo shows de grandes artistas nacionais como Caetano Veloso, Djavan, Maria Rita, Ney Matogrosso e muitos outros a preços acessíveis, às vezes menos de cinqüenta reais; por não falar de shows completamente gratuitos no Machadão, na época do Natal, de artistas como Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso com os Titãs, Fagner e outros. Acabaram com o Projeto Seis e Meia no Teatro Alberto Maranhão, promovido pela Fundação José Augusto, onde uma vez por mês por apenas dez reais @s natalenses puderam assistir artistas como Zeca Baleiro, Belchior, Oswaldo Montenegro, Alceu Valença e vários outros, além de curtir o melhor da música autoral de qualidade produzida em terra potiguar, que é sistematicamente excluída do circuito cultural atual dominado pelo Teatro Riachuelo.

Por tudo isso, os shows de Chico Buarque em Natal são a ocasião para darmos o pontapé inicial do #CulturaParaTod@s, uma campanha permanente em favor da promoção e da democratização da cultura - em suas múltiplas expressões - em Natal.

SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO, DAS 21 ÀS 23 HORAS (coincidindo com o primeiro show de Chico Buarque em Natal): participe do primeiro twittaço pela democratização da cultura na capital potiguar!

TT E DÊ RT EM MENSAGENS QUEN CONTENHAM A HASHTAG #ChicoParaTod@s

Participe, mesmos se estiver entre os que irão assistir o show, porque democratizar a cultura é uma luta de tod@s em benefício de tod@s, sem distinção!

POR FAVOR, DIVULGUE ESTE CONVITE PARA TODOS OS SEUS CONTATOS: CONTRIBUA COM ESTE MOVIMENTO CIDADÃO ESPONTÂNEO, APARTIDÁRIO, AUTO-ORGANIZADO E CRIATIVO EM PROL DE UMA #CULTURAPARATOD@S NA NOSSA CIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário