domingo, 2 de maio de 2010

O encontro de quarta-feira, 05 de maio, mostrará como a arte pode contribuir a humanizar a educação jurídica


Na quarta-feira, 05 de maio, acontecerá às 19:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do shopping Midway Mall, o novo encontro dos Diálogos Criativos com o título: A arte como instrumento de humanização da educação jurídica.


O encontro, com entrada franca, será conduzido pelo advogado Francisco Flávio Oliveira dos Anjos, mestre e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde é pesquisador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), e professor do Curso de Direito da Faculdade de Natal (FAL). O professor Flávio dos Anjos já facilitou, em novembro do ano passado, um encontro dos Diálogos Criativos sobre a necessidade de uma formação humanista e ecológica para os profissionais do Direito, evento que lotou o Auditório da Livraria Siciliano. O encontro da próxima quarta-feira, como de costume, será coordenado pelo idealizador dos Diálogos Criativos, o jornalista Antonino Condorelli.

O ensino burocrático do Direito, que sacraliza os Códigos e desconsidera o homem e sua relação com o mundo, precisa ser transformado. Trata-se de um modelo dogmático, pretensamente profissionalizante, técnico ao extremo, inimigo da criatividade e da liberdade de pensamento, que castra implacavelmente. O dogmatismo e a técnica de um campo do conhecimento que se pretende científico sufocam, mutilam, distorcem a beleza que poderia envolver o fenômeno jurídico. A educação jurídica precisa estar aberta ao mundo e às manifestações que deste emanam, dentre elas a arte, a relação com a natureza, à junção entre natureza e cultura, posto que o próprio Direito comporta em sua essência natureza e cultura.


Reagindo a esta situação, o professor Flávio dos Anjos discorrerá com os participantes do encontro a necessidade de uma transformação da educação jurídica a partir dos educadores, hoje formados de maneira fragmentada, míope e tecnicista, mostrando como a arte pode oferecer uma grande contribuição para a formação de juristas bem mais preparados para o enfrentamento das crises e da complexidade de um mundo que constante e assustadoramente se transforma.


Todos os participantes do encontro receberão como cortesia um café expresso gourmet oferecido pelo Café Genot, parceiro do projeto, que poderá ser degustado nas mesas da cafeteria ao lado do Auditório da Livraria Siciliano.


Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano e o Café Genot e com o apóio editorial da Tribuna do Norte. Têm entrada franca e acontecem duas vezes por mês às quartas-feiras no Auditório da Livraria Siciliano, na Avenida Bernardo Vieira, 3775, Piso L3, Shopping Midway Mall.


Sejam tod@s bemvind@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário