sábado, 25 de setembro de 2010

Quarta-feira, 29 de setembro, os Diálogos Criativos discutirão alternativas sustentáveis para o transporte urbano em Natal


Na quarta-feira, 29 de setembro, estreará às 19:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do shopping Midway Mall, a nova temporada do projeto cultural Diálogos Criativos com um encontro intitulado Transporte Sustentável em Natal: de hoje a 2014, acompanhado pela exibição do documentário Sociedade do Automóvel de Branca Nunes e Thiago Benicchio (2005).

O encontro, com entrada franca, será conduzido por Alessandro Muniz Fontenelle, estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e outros participantes da Bicicletada Natal – Massa Crítica, um movimento popular de caráter espontâneo surgido na capital potiguar em 2007, vinculado a um mais amplo movimento nacional e internacional que reivindica e pratica alternativas sustentáveis para o transporte urbano. O encontro será coordenado pelo idealizador dos Diálogos Criativos, o jornalista Antonino Condorelli.

A sociedade urbana contemporânea funda-se em um modelo de desenvolvimento que impulsiona estilos de vida altamente motorizados, sustentando o mito de que toda pessoa precisa ter um carro. Esta cultura do automóvel, alimentada pela pesada publicidade da indústria automobilística ao longo de décadas, faz com que aproximadamente dois mil carros novos entrem em circulação em Natal todo mês, o que gerou um crescimento de 66% da frota de veículos na capital potiguar nos últimos dez anos. Enquanto isso, o sistema de transporte coletivo é sucateado e caro. Que transporte quer essa sociedade? Será o engarrafamento o ideal de urbanismo moderno? Para que futuro nos dirigimos? Estas são as grandes perguntas que animarão a discussão com o público presente no encontro, tendo em vista também as profundas mudanças na configuração urbanística de Natal - e suas repercussões no transporte público e privado – que implicará a Copa do Mundo de 2014.

Todos os participantes do encontro receberão como cortesia um café expresso gourmet oferecido pelo Café Genot, parceiro do projeto, que poderá ser degustado nas mesas da cafeteria ao lado do Auditório da Livraria Siciliano.

Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano, o jornal Tribuna do Norte, a TV Universitária, a Universitária FM, o guia cultural Solto na Cidade e o Café Genot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário