domingo, 5 de setembro de 2010

Os Diálogos Criativos recomeçam em setembro trazendo muitas novidades

Neste segundo semestre de 2010 os Diálogos Criativos, que cumprem um ano em outubro e já se afirmaram como um relevante espaço de discussão pública, aberta e criativa sobre temáticas de interesse geral em Natal, chegam com muitas e instigantes novidades.

A primeira é o lançamento dos Diálogos Criativos na UniverCidade, que levará o espírito do projeto a instituições de ensino superior potiguares através de ciclos de encontros que, nesta primeira edição, farão dialogar a arte cinematográfica com diferentes dimensões da existência humana e do conhecimento.

No âmbito desta iniciativa, de setembro a dezembro acontecerá na unidade da Universidade Potiguar (UnP) da Avenida Engenheiro Roberto Freire o ciclo Cinema e Sofrimento Humano, uma parceria entre os Diálogos Criativos e o Curso de Psicologia daquela instituição, com quatro encontros mensais onde diferentes aspectos do sofrimento serão abordados a partir da reflexão sobre filmes nacionais e estrangeiros. O primeiro encontro deste ciclo aconteceu na segunda-feira, 30 de agosto, com a projeção do documentário Estamira de Marcos Prado (2007) e uma discussão sobre o conceito de “loucura” na sociedade contemporânea.

Sempre no âmbito dos Diálogos Criativos na UniverCidade, de outubro a dezembro será realizado um ciclo de encontros mensais sobre Cinema, Ecologia, Resiliência e Educação no auditório do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A programação dos próximos encontros na UnP e dos encontros no DCE da UFRN, todos abertos ao público em geral e com entrada franca, será divulgada em breve neste blog e no Solto na Cidade.

Além disso tudo, paralelamente aos encontros quinzenais que continuarão a acontecer no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do Shopping Midway Mall, de outubro a dezembro será realizado no mesmo auditório o ciclo Diálogos Criativos – Viagens e Viajantes. Em encontros mensais de entrada franca e abertos a todos, diferentes aspectos da vida, das sociedades humanas e da relação homem-natureza serão abordados na perspectiva de quem desloca-se do seu universo em busca do Outro, a partir de experiências narradas em livros e filmes de viagem. A programação destes encontros também será divulgada em breve neste blog e no Solto na Cidade.

Outra importante novidade que o projeto apresenta a partir desta edição é um espaço quinzenal de meia página na edição dos domingos da Tribuna do Norte, um dos jornais de maior circulação de Natal e o Rio Grande do Norte. Neste espaço serão discutidas as temáticas dos encontros na Siciliano para estimular a reflexão sobre as mesmas, que será aprofundada durante os eventos. Paralelamente, a Televisão Universitária (TVU) e a rádio FM Universitária - que entraram entre os apoiadores institucionais dos Diálogos Criativos - veicularão nos dias dos encontros entrevistas com os facilitadores dos mesmos ou com o coordenador do projeto, Antonino Condorelli, nas quais também serão introduzidas as temáticas abordadas durantes os eventos.

A última, mas não menos importante novidade é a ampliação dos parceiros que apóiam o projeto com a entrada do Solto na Cidade, o mais importante guia cultural de Natal, das já mencionadas Televisão Universitária (TVU) e FM Universitária e discussões em curso com instituições e ensino superior públicas e privadas para que também contribuam na implementação e na divulgação da iniciativa.

Os Diálogos Criativos são uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural Antonino Condorelli. Não contam com nenhum tipo de apoio de caráter financeiro e a participação neles é aberta a todos.

Continue acompanhando o nosso blog ou confira no Solto na Cidade a programação de todos os encontros!

Um comentário:

  1. Muito bem Antonino!

    Parabéns pela iniciativa e aguardo mais detalhes da programação.

    ResponderExcluir