segunda-feira, 7 de maio de 2012

Aberta a votação para o filme a ser exibido na sessão de 26 de maio do Café com Cinema


A próxima sessão do Café com Cinema - que acontece sábado, 26 de maio, às 18:30 no Auditório da PotyLivros (Praia Shopping), em Natal - exibirá um filme latino-americano ou de temática latino-americana. Pela primeira vez desde que o Café com Cinema estreou, o filme exibido não será escolhido pela coordenação do projeto, mas votado pelo público entre um leque de oito opções. Para participar da votação, clique aqui e entre no evento criado no Facebook para este fim ou escreva para cafecomcinemanatal@gmail.com indicando no assunto Votação Sessão 26/05 e indicando o filme escolhido no corpo do texto.

O prazo para votar é até domingo, 13 de maio, e o reusltado será divulgado segunda-feira, 14.

As opções são as seguintes:

MACHUCA - Andrés Wood (Chile, 2004)
A história se passa em 1973, quando o Chile vive uma situação conturbada, em pleno governo de Salvador Allende. Há passeatas em defesa do seu governo, em defesa do socialismo, e outras, organizadas pela direita nacionalista que quer retomar ao poder. Gonzalo é um garoto de classe média-alta que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado da capital, Santiago. O padre McEnroe, diretor do colégio pelo governo Allende, aplica uma política que permite que alunos pobres estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca. A partir de uma briga na escola, surge uma amizade entre os dois garotos. As aproximações e distanciamentos que ocorrem a partir da diferença de classe dos meninos são a chave da trama.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OsLL2uLaEDA

A HISTÓRIA OFICIAL (La Historia Oficial) - Luís Puenzo (Argentina, 1985)
Alicia é uma professora de história da classe média argentina. Ela convive com pessoas tanto de esquerda quanto de direita, mas desconhece as tragédias pessoais geradas em seu país pela ditadura militar (1976-1983). É uma mãe atenciosa para a filha Gaby, uma criança adotada e trazida para casa por seu marido Roberto. Após o retorno do exílio da amiga Ana, uma ex-presa política, Alicia começa a descobrir os horrores praticados contra os opositores do regime. Ela começa então a crer na possibilidade de que seu marido teria mantido relações escusas com a máquina repressora do regime e adotado Gaby depois que seus pais, possíveis presos políticos, foram assassinados. A investigação de Alicia para descobrir a origem de sua filha a leva a hospitais insalubres, à igreja frequentada pela família (onde se depara com o silêncio do padre, numa cena que causou problemas com a Igreja Católica por retratar a omissão desta para com o regime) e, finalmente, a uma manifestação das Mães da Praça de Maio, onde encontra aquela que seria a avó biológica de sua filha.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=drcYUlHBx1Y

MORANGO E CHOCOLATE (Fresa y Chocolate) - Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío (Cuba, 1994)
A história passa-se em Havana em 1979. David, um estudante universitário comunista, conhece Diego, um artista gay descontente com a atitude do regime de Fidel Castro para com os homossexuais e com a censura cultural. David tenta a todo o custo evitar qualquer convivência com Diego. Porém, diversas circunstâncias levam a que se estabeleça entre os dois uma sólida amizade, que nem os diferentes conceitos de vida conseguem perturbar.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=q9RVwP8mbcw

DESEJO DE SER MÃE (Nordeste) - Juan Diego Solanas (Argentina, 2005)
Aos 43 anos de idade, depois de sacrificar quase tudo para alcançar seus objetivos na carreira, Helene, uma linda e poderosa francesa, decide mudar o rumo de sua história. Seu desejo de ser mãe a leva a parte mais remota da Argentina, a procura de uma criança para adotar. Lá ela descobre o Nordeste, uma região deserta onde a beleza do campo contrasta com a miséria, a violência e a corrupção, mas descobre também a amizade e as carências de um povo. Helene está frente a frente com uma realidade que desconhecia, mas determinada a realizar seu grande desejo.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=RWLip61W2ek

MUTUM - Sandra Kogut (Brasil, 2007)
Filme baseado em uma obra de João Guimarães Rosa. Mutum é um local isoldado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe, é obrigado a enxergar o nebuloso mundo do adultos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Ob2j29lZUog

ILUMINADOS PELO FOGO (Iluminados por el fuego) - Tristán Bauer (Argentina, 2005)
O filme narra as lembranças de Esteban Leguizamón, um homem de 40 anos que, em 1982, quando tinha apenas 18 anos, foi levado como soldado conscrito a combater nas Ilhas Malvinas. A partir da tentativa de suicídio de um de seus ex-companheiros, Esteban mergulha nas recordações dessa guerra que compartilhou com outros jovens recrutas: Vargas, o suicida, e Juan, morto em combate. Ali aparecem, não só horrores próprios da guerra, o frio, a fome e os maltratos dos próprios comandantes militares, como também as histórias de amizade e companheirismo.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=lPtuJetjXbc

HOMENS ARMADOS (Men with Guns) - John Sayles (Estados Unidos, 1997)
É um filme norte-americano independente gravado integralmente na América Latina, com atores latino-americanos e falado totalmente em espanhol. A história se passa em algum país do continente. Humberto Fuentes (interpretado pelo grande ator argentino Federico Luppi) é um médico de posses prestes a se aposentar cuja mulher morreu recentemente. Apesar dos conselhos de seus filhos, ele decide fazer uma viagem para rever alguns antigos alunos que trabalham em aldeias pobres. Porém, sua jornada se transforma numa luta política quando ele descobre que um dos estudantes foi morto pelo exército.
Trailer: Não encontrado

LA SOMBRA DEL CAMINANTE - Ciro Guerra (Colômbia, 2004)
Mañe está passando por uma situação econômica difícil. Perdeu uma perna e, portanto, não consegue trabalho. Não pode pagar seu aluguel e é alvo de zombaria e escárnio de seus colegas. À medida que percorre as ruas à procura de como sobreviver, conhece um personagem incomum: um homem que ganha a vida levando pessoas ao redor da cidade em uma cadeira amarrada às costas. O gesto do bom samaritano dá início a uma amizade singular entre os dois. É isso que deixará a vida de Mane mais suportável e com esperança de começar de novo.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=agqPLUMod24

Nenhum comentário:

Postar um comentário