quarta-feira, 16 de maio de 2012

A sessão de 26 de maio do Café com Cinema exibirá o longa cubano Morango e Chocolate, o mais votado entre os seguidores do projeto


A votação do filme que será exibido na sessão de sábado, 26 de maio, do projeto cultural Café com Cinema, que acontece a partir das 18:30 no auditório da PotyLivros (Praia Shopping), em Natal, terminou à meia- noite de domingo, 13. Os(as) interessados(as) manifestaram suas preferências entre oito opções disponíveis, todas de filmes latino-americanos ou de temáticas sociais latino-americanas, e o mais votado - com 12 indicações, 11 no Facebook e uma por e-mail - foi Morango e Chocolate (Fresa y Chocolate), de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío (Cuba, 1994). O longa-metragem cuabo será, portanto, a obra exibida na próxima sessão do Café com Cinema.

Dos outros filmes propostos, o colombiano La Sombra del Caminante de Ciro Guerra (2004) ficou em segundo lugar, com 5 votos; o argentino Iluminados pelo Fogo (Iluminados por el Fuego), de Tristán Bauer (2005), recebeu 4 votos e o também argentino A História Oficial (La Historia Oficial), de Luís Puenzo (1985), recebeu 2 preferências. Todos os demais não receberam nenhum voto. As três obras que receberam indicações serão apresentadas em novas votações para as próximas sessões do projeto cultural.

Uma cena de Morango e Chocolate

Morango e Chocolate, ambientado em Havana em 1979, narra a história de um jovem universitário comunista, David (Vladimir Cruz), que conhece um artista gay, Diego (Jorge Perugorría), revoltado com as políticas do regime de Fidel Castro para com os homossexuais. Apesar de David tentar a todo custo evitar qualquer contato com Diego, uma série de circunstâncias acaba aproximando cada vez mais os dois, entre os quais surge aos poucos uma profunda amizade que nem suas diferentes visões de mundo, nem uns acontecimentos que levarão Diego a tomar decisões sofridas conseguirão abalar. O longa é um dos últimos filmes dirigidos por Tomás Gutiérrez Alea, o cineasta cubano de maior projeção internacional do século XX, que faleceu em 1996 e, encontrando-se doente, teve que ser auxiliado na direção por seu amigo Juan Carlos Tabío. Morango e Chocolate foi o primeiro filme cubano a ser nomeado para o Óscar.

Lhe aguardamos na sessão de sábado, 26 de maio, do Café com Cinema, onde após a exibição do filme será realizado um diálogo entre tod@s @s participantes com base nas provocações e pistas de reflexão despertadas pela obra e, no final do encontro, será realizado o sorteio de um livro. Para reservar seu lugar, totalmente gratuito, escreva para cafecomcinemanatal@gmail.com e, desde já, seja muito bem-vind@!

Nenhum comentário:

Postar um comentário