sábado, 24 de março de 2012

Sábado, 31 de março, o Café com Cinema exibirá às 17:30 o longa indiano "O Invencível", de Satyajit Ray

No sábado, 31 de março, acontecerá às 17:30 no Auditório da PotyLivros do Praia Shopping, em Natal, o novo encontro do projeto cultural CAFÉ COM CINEMA, idealizado e coordenado pelo pesquisador, educador e promotor cultural independente Antonino Condorelli, que é também o coordenador dos Diálogos Criativos. No encontro será exibido o longa-metragem indiano O Invencível (Aparajito, 1956), dirigido por Satyajit Ray. Se trata do segundo filme da Trilogia de Apu, considerada uma obra-prima do cinema mundial, cuja primeira parte foi exibida em fevereiro e a última será apresentada no encontro de abril do Café com Cinema.

A proposta do Café com Cinema é promover o encontro entre pessoas para partilhar emoções e reflexões a partir de obras-primas da Sétima Arte. Os encontros propiciam diálogos livres e abertos a todos sobre as mais diversas temáticas a partir de filmes de autor, exibidos antes de cada discussão, estimulando a troca de experiências, idéias, sensações e intuições. Todos os encontros têm entrada franca e dão direito a café expresso gratuito e ao sorteio de um livro, cortesias da PotyLivros que é co-promotora da iniciativa.

A partir de hoje é possível reservar o próprio lugar na sessão de sábado, 31 de março. Há 40 vagas disponíveis, o número máximo de cadeiras que cabem no Auditório da PotyLivros. Para reservar a sua, basta enviar um e-mail para cafecomcinemanatal@gmail.com colocando no assunto Reserva Sessão 31/03 e indicando seu nome no corpo da mensagem. Cada participante poderá solicitar reserva para duas pessoas no máximo, indicando os nomes de ambas no texto do e-mail. Quem solicitar reserva receberá por e-mail um código para cada pessoa indicada, que deverá transcrever e levar no dia da sessão. Para acessar o auditório bastará informar seu nome e o código recebido. Da mesma forma, para receber o café expresso de cortesia bastará informar o código para os funcionários da cafeteria da PotyLivros. As reservas serão válidas somente até as 17:30 do dia do encontro. Havendo desistências ou atrasos de parte de quem reservou, as vagas serão transferidas imediatamente para quem estiver em fila de espera sem reserva e tiver chegado na hora.

A Trilogia de Apu, esteticamente inspirada no Neorealismo Italiano e inédita no Brasil e nas Américas até há pouco tempo, representa a estréia e também o ponto mais alto da cinematografia de Satyajit Ray, considerado o maior mestre do cinema da Índia. O Invencível, de 1956, narra de forma realista e extremamente sensível os conflitos vivenciados por Apu na adolescência, o drama de abandonar a mãe e as tradições familiares para estudar e ampliar seus horizontes.

Enquanto A Canção da Estrada, o primeiro da trilogia, se concentra na infância de Apu, O Invencível explora sua juventude e o seguinte sua vida adulta. O terceiro e último longa-metragem da triologia, O Mundo de Apu (Apu Sansar, 1959), será exibido na sessão de sábado, 28 de abril.

Após a exibição de O Invencível, será aberta uma discussão livre a partir das sugestões de reflexão despertadas pela obra nos presentes. Pela adesão do Café com Cinema à Hora do Planeta 2012, que acontecerá no mesmo dia da sessão das 20:30 às 21:30 e durante a qual todas as luzes serão apagadas, o encontro de sábado 31 de março acontecerá excepcionalmente a partir das 17:30, ao invés que as 18:30 como de costume, e se encerrará antes das 20:30 evitando, assim, que o Auditório da PotyLivros tenha luzes e equipamentos ligados durante o ato simbólico mundial em respeito ao planeta.

Contamos com a participação de tod@s vocês para partilharmos juntos mais emocionantes momentos de livre pensar, arte e partilha.

Desde já, sejam bem-vind@s!

Mais informações e contatos: cafecomcinemanatal@gmail.com

Um comentário: