terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia 25 começa o #DebatendoNatal nos Diálogos Criativos


Quarta-feira,
25 de abril, começa o #DebatendoNatal nos Diálogos Criativos: um ciclo de discussões com entrada franca e abertas a tod@s para debater de forma livre e apartidária os principais problemas da capital potiguar, identificados pelos próprios cidadãos e cidadãs em um levantamento feito pelos Diálogos Criativos entre janeiro e março, e formular propostas que serão apresentadas como demandas da sociedade para os candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal nas eleições de 2012, cobrando de cada um(a) deles(as) um compromisso firmado.

O primeiro encontro, que acontece a partir das 19:30 no Auditório da Livraria Siciliano do Midway Mall, tem como tema Natal de ontem e de hoje: problemas históricos não resolvidos e situação atual. Dois convidados facilitarão a discussão lançando provocações, sugestões, pistas de reflexão e informações a partir das quais será tecido um diálogo totalmente livre e horizontal. Os facilitadores são Alexandre Rocha, historiador e analista de mídias sociais, e Iésu de Andrade, professor universitário e colunista do portal Fala Rio Grande.

O encontro será transmitido ao vivo via TwitCast e as propostas surgidas nas discussões serão sistematizadas para serem entregues, sucessivamente, a todos(as) os(as) candidatos(as) à Prefeitura e à Câmara Municipal de Natal. A coordenação será do idealizador e coordenador dos Diálogos Criativos, o jornalista e professor/pesquisador Antonino Condorelli, e de Rodolfo Alves, idealizador da comunidade virtual Nossa Natal, com o apoio da advogada Vandréa Alves e do designer Marcelo Macedo.

O #DebatendoNatal é uma parceria dos Diálogos Criativos com a Nossa Natal e realizará mais dois encontros, em maio e junho, para discutir a cidade e propor soluções cuja efetivação será cobrada aos que vão se candidatar para governá-la. O ciclo revela mais uma vez o compromisso firme dos Diálogos Criativos com a promoção da cidadania.

Exerça seu direito à voz e à participação: contribua com o #DebatendoNatal para pensar e construir uma cidade diferente!


#DebatendoNatal é também um grupo de discussão permanente sobre a capital potiguar no Facebook: clique aqui e conheça!

Link

2 comentários:

  1. Caro Antonino, hoje estive presente pela primeira vez num evento dos "diálogos criativos". Me dei ao trabalho de sair de Parnamirim, encarar 15 km, 30 minutos de trânsito (pra ir, outro tanto pra voltar a minha casa). Tudo isso pela ânsia de testemunhar uma troca de ideias inteligentes. Se, como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica, estou completamente decepcionado, porque minha impressão foi péssima. Com tantos problemas graves e questões importantes que poderiamos debater sobre a cidade de Natal e sua região metropolitana, o evento foi monopolizado por um cidadão que foi lá, conforme ele mesmo fez questão de afirmar, para trolar. As pessoas que foram lá para expôr ideias ou para tentar ouvir algo inteligente, ficaram exprimidas em curtíssimas intervenções. Cidades para pessoas, o conceito de Jan Gehl que revolucionou Copenhagen? Deixa pra lá... O ecoparque que é uma iniciativa cidadã? Bem, "eu já anotei aqui a proposta das ciclovias". Ah, mas o troll de ego avantajado, esse não, esse teve o direito a umas 7 intervenções, cada uma maior que a outra, sem nada mais a dizer que "estava ali pra provocar" e pensar no "senso comum", na "Dona Maria". É isso que se chama de diálogo criativo? Se é, foi a primeira e última vez que fui a um.

    ResponderExcluir
  2. Caro Patrick, todo o mundo que quis falar e dar sua contribuição teve direito, não me parece que ninguém tenham tido mais chance do que qualquer outro. Se a pessoa à qual você se refere quis fazer provocações, foi para instigar a repensar conceitos, não para "trolar": essa, pelo menos, foi minha impressão. Da mesma forma, foi dado a todos os presentes o direito de se expressar plenamente, tanto que o momento de formulação das propostas deveria ter começado às 21h e começou às 21:40 exatamente para permitir que todos expusessem suas ideias e pontos de vista. Quando alguém se estendeu demais, o que iria impedir que outros pudessem se expressar ou que pudesse ser feito o levantamento de propostas, pedi que encurtassem suas falas: fiz isso com todos sem exceção, inclusive com o convidado ao qual você se refere.
    Mas enfim, se você teve outra impressão respeito sua opinião, mesmo que não concorde. Esse é, aliás, um dos princípios do diálogo franco. Agradeço pela contribuição e fique à vontade para participar ou não de outros momentos dos Diálogos Criativos, segundo o que achar melhor para você. Um abraço!

    ResponderExcluir