terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Henri Atlan, um dos maiores cientistas vivos, prestigia o último enconto de 2009 dos Diálogos Criativos


Os Diálogos Criativos encerraram a programação de 2009 prestigiados pela presença de um dos maiores cientistas vivos: o biólogo, filósofo e escritor francês Henri Atlan, professor emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais) de Paris e diretor do Centro de Pesquisa em Biologia Humana do Hospital Universitário de Hadassah, em Jerusalém.

No encontro, Atlan conversou com os presentes sobre as questões éticas e antropológicas postas pela tecnologia - ainda em desenvolvimento - do útero artificial e as formas já existentes de fecundação fora do útero natural, que vislumbram uma mudança profunda na experiência da maternidade, que poderá se tornar um fenômeno cada vez menos biológico e cada vez mais afetivo, social e cultural. Uma perspectiva que se, por um lado, desperta medos recônditos como o da criação de seres humanos em laboratório, por outro faz entrever a possibilidade de uma igualdade efetiva, que abranja também a dimensão biológica, entre mulheres e homens.

O encontro - que concluiu o ciclo de conferências de Henri Atlan em Natal intitulado Desafios do Conhecimento, Enigmas do Sujeito, organizado pela Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin/Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - lotou o Auditório da Livraria Siciliano apesar de ser fim de ano e fechou de forma esplêndida a experiência piloto dos Diálogos Criativos este ano.

Como anunciado, voltaremos a partir de março de 2010 com diversas instigantes novidades, movidos pelo mesmo desejo de promover a construção conjunta e polifônica de novos olhares sobre o mundo e a partilha de bons momentos de livre pensar.

A todas e todos, um Feliz Natal e que cada dia do ano novinho em folha que está prestes a começar seja uma oportunidade irrepetível para construir conhecimento que transforme a nossa vida e o nosso planeta.

Fotos do encontro com Henri Atlan de 22 de dezembro de 2009:

Nenhum comentário:

Postar um comentário