sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Os Diálogos Criativos encerram a programação de 2009 com a presença de Henri Atlan, um dos maiores cientistas vivos

Os Diálogos Criativos encerram a programação de 2009 com um hóspede de exceção: o biólogo, filósofo e escritor francês Henri Atlan, professor emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais) de Paris e diretor do Centro de Pesquisa em Biologia Humana do Hospital Universitário de Hadassah, em Jerusalém.



Considerado um dos maiores cientistas vivos, Atlan ministrará em Natal um ciclo de conferências intitulado Desafios do Conhecimento, Enigmas do Sujeito - organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidad
e Federal do Rio Grande do Norte e coordenado pelo Grupo de Estudos da Complexidade/Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin - que culminará no último encontro dos Diálogos Criativos deste ano, que acontecerá na terça-feira, 22 de dezembro, às 18:00 horas no Auditório da Livraria Siciliano, com entrada franca. O encontro será sobre o tema O Útero Artificial: Diálogo sobre Ética e Ciência. No mesmo dia, será lançada na Livraria Siciliano a mais recente obra do autor publicada no Brasil: Dos Embriões aos Homens (Editora Idéias e Letras).


Um dos pioneiros das teorias da complexidade e da auto-organização do ser vivo, é – nas palavras do maior filósofo contemporâneo, Edgar Morin, cujo pensamento foi profundamente influenciado pela obra de Atlan – “um pensador-repensador da ciência biológica” que, inspirado pela visão de mundo de Baruch Spinoza (filósofo holandês do século XVII), interroga incansavelmente a compatibilidade entre o pensamento científico ancorado nos determinismos e a compreensão da complexidade, voltada para o entendimento das transformações criativas. Conhecedor da cibernética, a termodinâmica e outras ciências, Atlan foi impulsionador de uma mudança de paradigma na biologia nos anos Setenta, questionando as fronteiras entre os domínios do vivo e do não-vivo. Autor de numerosos trabalhos nos âmbitos da biologia celular, a biofísica e a inteligência artificial, construiu uma reflexão profunda sobre a relação entre a ciência e a ética.


Os focos de interesse do poliédrico pensamento de Atlan são a relação simbiótica entre viver e conhecer; a intercrítica do mito e da ciência; a complexidade dos sistemas auto-organizados; os fundamentos para uma ética bio-médica; o papel do determinismo e da liberdade na construção do sujeito; o acaso, o caos e a alienação nas sociedades contemporâneas; o papel do Estado da regulação social; os problemas éticos advindos da tecnociência e o direito do cidadão ao conhecimento. Judeu praticante e profundo conhecedor da Cabala, sua reflexão epistemológica abrange também a busca de campos de convergência entre ciência e espiritualidade.



O encontro com Henri Atlan, que prestigia com sua presença os Diálogos Criativos, conclui a programação deste ano. Os Diálogos Criativos, que já se consolidaram em Natal como um importante momento de encontro, troca de idéias e experiências, construção coletiva de conhecimento e partilha de bons momentos, voltarão a partir de março de 2010 com instigantes novidades, entre as quais mini-cursos com certificados emitidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação e uma publicação periódica.




Agradecemos a todas as pessoas que acompanharam nossos encontros, com a esperança de que tenham plantado frutíferas sementes, e desejamos a tod@s um Feliz Natal e um esplêndido 2010!



Clique na imagem abaixo para ampliá-la
e veja o convite do cilco de conferências
do biólogo Henri Atlan em Natal




Nenhum comentário:

Postar um comentário